O ouro é um metal precioso muito usado na confecção de acessórios e adornos. Existem também muitos artistas que usam esse mesmo material no seu processo de criação. Fizemos uma seleção especial para você conhecer artistas que se encaixam nesse processo.

 

Nossa curadoria

É impossível falar sobre o uso do ouro na Arte sem citar a obra de Gustav Klimt. O pintor simbolista (1862 – 1918) desenvolveu um estilo extravagante, com pinturas minuciosas, além de ter rompido com o academicismo tradicional da pintura. Suas obras mais famosas são da fase dourada, período em que o austríaco pintou quadros cheios de detalhes, com cores e composições que encantam.

 

Foto da obra Pallas Athene, de 1898.
Fonte: <https://www.artsy.net/artwork/gustav-klimt-pallas-athene>.

 

Já em terras brasileiras, um expoente da arte e do design foi Di Cavalcanti (1897 – 1976), que trabalhou com o ouro em joias que confeccionou. São verdadeiras obras de arte e seu design foi revolucionário para os padrões da época.
O artista buscou retratar aspectos da cultura brasileira em suas obras, utilizando bastante cor e formas sinuosas. Também chargista e pintor, participou da Semana de Arte Moderna de 22, um evento centenário que marcou a arte brasileira.

 

Foto do anel Sísifo, produzido nos anos 1960.
Fonte: <http://www.dicavalcanti.com.br/>.

 

Atualmente, temos artistas que inovam no uso do ouro, empregando-o em peças abstratas, realistas, questionando o valor do metal ou reafirmando sua beleza. Laura Vinci tem uma vasta produção artística, inclusive uma série de obras delicadas, que misturam elementos banais do cotidianos – como folhas ao vento. A brasileira também utilizou o ouro em outros trabalhos, criando composições ao mesmo tempo graciosas e impactantes por sua beleza.

 

Foto da obra Galhinho, esculpida em 2019.
Fonte: <https://www.artsy.net/artwork/laura-vinci-galhinho-1>.

 

Inclusive, algumas das obras de Laura Vinci já foram expostas no Museu de Artes Modernas (MAM), em São Paulo, além de outras galerias em todo o país. Uma das exposições mais recentes sobre o tema foi “Ouro – O fio que costura a Arte do Brasil” , aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Reunindo obras de vários artistas brasileiros, a mostra revelou, em 2014, peças áureas inéditas, que surpreenderam pela estética e pelo simbolismo.

Do outro lado do mundo, também há artistas contemporâneos cujas obras se apropriam do valor do ouro. O artista Takashi Murakami, famoso por seu estilo superflat, produziu algumas esculturas com o metal. Reinventando seus personagens coloridos, Murakami revestiu uma série de esculturas com ouro 18k, dando um acabamento monocromático em seus ícones tão coloridos.

 

Foto do painel Gold, de 2016.
Fonte: <https://www.artsy.net/artwork/takashi-murakami-gold-1>.

Esta foi a nossa seleção de artistas que trabalham com o ouro; esperamos que te